Visita à Igreja Paroquial de S. Félix da Marinha

Uma excelente tarde de sábado, mas uma adesão da qual se tinha a expectativa de um número mais expressivo: cerca de 40 pessoas.

E só a circunstância de, uma vez mais, podermos escutar a palavra fácil do Doutor José Manuel Tedim era, a vários títulos, promissora de um belo tempo instrutivo. E assim foi.

Ao longo de cerca de hora e meia pudemos ouvir em absoluto encantamento, explicações detalhadas quer sobre a toponímia local (soubemos que, em tempos idos, a freguesia se denominava “Sanfins de Serzedo”), sobre a identidade verdadeira de S. Félix, pois que há mais que um (o que quadra à freguesia será o de Nola, na Itália, confessor), pudemos admirar a belíssima imagem da Senhora do Leite, ou Senhora do Ó, em pedra de Ançã, da escola de João de Ruão, e demo-nos conta de que os belíssimos altares das capelas laterais, em genuína talha dourada nacional, tinham ali sido colocados tirados, que foram, do desmantelado Convento da Avé Maria, do Porto, que existiu no local onde hoje podemos admirar a Estação de S. Bento. E muito mais…

Num discurso coloquial e muito expressivo, o Doutor Tedim voltou a ser uma admirável e bem acertada aposta. Quem se não dispôs a participar, decididamente nem imagina o que perdeu.

Artur L. Cardoso

24 de Setembro de 2016