A 25 de Fevereiro realizamos mais uma visita cultural, desta vez a terras de Arouca, com o propósito, sempre de admirar as belezas paisagísticas do nosso País, mas focados para admirar o Mosteiro de Santa Mafalda, com o seu valioso espólio que se mantém no Museu de Arte Sacra ali instalado, o seu cadeiral constituído por 104 assentos, onde D. Mafalda professou, tornou-se abadessa e dedicou toda a sua vida a obras de caridade, tendo fundado vários hospícios para pobres e peregrinos.
Após um magnífico almoço em plena Serra da Freita fomos visitar um valioso e singular Património Geológico de relevância internacional, as Pedras Parideiras de Castanheira, que a par das Trilobites gigantes de Canelas e os Icnofósseis de Vale do Paiva constituem a base do Arouca Geoparque.
Para terminar o dia uma visita ao Radar Meteorológico de Arouca, uma torre com cerca de 50 metros de altura e 13 pisos. No 12º está instalado o Radar com tecnologia de ponta, considerado o melhor do País e que cobre toda a zona norte até à região da Galiza. Com este Radar e os de Coruche e Loulé tem o País garantia que a informação fornecida pelo IPMA é fidedigna.
25
25 de fevereiro de 2017
Salvador Almeida