A 30 de Abril, bem cedo quatro dezenas e meia de associados aderiram a mais uma visita cultural, desta vez, para terras do vale do Sousa, para o concelho de Felgueiras, um território de enorme beleza e muito antigo.
A primeira paragem aconteu na muito antiga fábrica do famoso pão de ló de Margaride, a laborar desde 1730, onde fomos contemplados com uma muito interessante demonstração do que foi e é a atual fábrica e como não podia deixar de ser, com uma prova do delicioso pão de ló. Reconfortados com este excelente aperitivo dirigimo-nos para o Mosteiro Beneditino de Pombeiro, contemporâneo da fundação da nacionalidade, importante Igreja Românica e que com os tempos se tornou cabeça das terras do Sousa. A pilhagem e destruição do património com a extinção das ordens religiosas, quase destrui este edifício, sendo que atualmente está em franca recuperação.
Após um excelente almoço visitamos o Santuário de Santa Quitéria, um excelente exemplar de estilo barroco, carregado de história e que atrai anualmente milhares de pessoas para rezar, pois a devoção a Santa Quitéria marca a cidade, sendo um dos principais focos de atração turística. Para terminar o dia, uma visita à Quinta da Lixa, um caso paradigmático de sucesso no panorama vínico português ao qual não faltou a prova de um vinho de excelente qualidade. Uma visita cultural muito enriquecedora.
Salvador Almeida
30 de Abril de 2016