Visita Cultural a Gulpilhares-Valadares

Três dezenas e meia de associados aceitaram a proposta para conhecerem melhor duas freguesias do litoral do nosso município. Bem cedo rumamos a Santa Maria de Gulpilhares, que os castrejos habitaram na sequência das civilizações megalíticas aos quais se seguiram os afoitos romanos, onde chegamos pelas 9h15 ao largo da Igreja, embelezado com um bonito jardim com a estátua do Lavrador, a Igreja Paroquial, templo construído no século XVIII (concluída em 3 /Fevereiro/ 1791),o cemitério, o centro social de Gulpilhares, uma bonita estátua do benemérito Salvador Brandão, um filantropo e humanista que doou o seu palacete onde está o Lar Salvador Brandão, a junta de freguesia, auditório, magnífico equipamento para cerca de 300 pessoas, a rua das coletividades e a sede do Rancho de Gulpilhares, o 1º rancho criado em Portugal e que este ano comemora 80 anos, cuja sede visitamos, admirando o seu grandioso espólio.
20160604_02
De seguida fomos visitar o museu ferroviário na rua da Aldeia em Valadares, museu implantado numa quinta particular, mas com uma riqueza espantosa. Para admiração de todos passeamos de comboio no interior da quinta, numa linha com cerca de 530 metros. Admiramos um imenso espólio e milhares de miniaturas. Foi encantador. Parabéns ao Sr. Bernardino Ribeiro e Família.
20160604_35
Após um retemperador almoço, no seminário da Boa Nova visitamos o Centro de Reabilitação do Norte Dr. Ferreira Alves, localizado no ex-Sanatório Marítimo do Norte, notável equipamento de saúde à disposição dos Portugueses e uma homenagem justíssima ao grande cidadão, humanista e médico Dr. Ferreira Alves.
Para terminar uma visita ao Senhor da pedra, à sua mítica Capela, assente num rochedo existente desde o princípio do mundo, um belo exemplar barroco de forma hexagonal, com um corpo adossado que serve de sacristia, com uma escadaria, havendo, sobre a entrada, um pequeno alpendre de construção recente cuja construção data de 1686, à sala das sessões onde reúne a Confraria do Santíssimo Sacramento da Freguesia de Santa Maria de Gulpilhares, ao terreiro e à não menos lendária pegada do boi bento nas pedras que protegem a Capela do Milagroso Senhor Jesus da Pedra.

20160604_80
Salvador Almeida
4 de junho de 2016