À cunha! Foi de facto literalmente assim que aconteceu naquela tarde de véspera do “verão de S. Martinho” no Auditório do Arquivo Municipal: lotação esgotada. Tratou-se de uma notável conferência evocativa do que foi a intervenção de Portugal no conflito mundial de 1914-18, que esteve a cargo da Srª. Doutora Isilda Monteiro, Directora da nossa Organização e muito distinta docente universitária.
Com o complemento da projeção de fotografias da época especialmente mostrando a campanha na Flandres, a oradora, evidenciando uma fluência, clareza de linguagem e dicção bem expressiva, relatou e comentou o que se passou, rigorosamente, com a participação do Corpo Expedicionário Português na primeira conflagração mundial, numa lição que ocupou largo tempo que, graças a si, a todos pareceu breve.
Feita a evocação da efeméride, um marco de bem relevante importância da nossa história, celebrou-se, no piso térreo do Arquivo, o “S. Martinho” com castanhas assadas, bolo e Vinho do Porto, num são ambiente de convívio.
Artur Lopes Cardoso
10 Novembro 2018