Foi uma maneira diferente de realizarmos uma conferência: fizemo-la no âmbito de um jantar-buffet e, neste caso, no “El Corte Inglès”.
A motivação deste programa foi a evocação do que foi a pandemia que ficou conhecida por “pneumónica” e que, iam decorrido cerca de cem anos, se abatera sobre o nosso País e grassara pela Europa no seu todo, provocando número astronómico de vítimas mortais e, inclusivamente, determinando o desfecho da primeira conflagração mundial.
Tudo nos veio explicar o Sr. Dr. António Herculano Ramalho Nunes de Almeida, médico e investigador de reconhecidos méritos que, numa linguagem bem acessível e evidenciando cativante solicitude descreveu quer os antecedentes, quer os consequentes da “pneumónica”. Fê-lo após o jantar e prejudicado pela impossibilidade verificada de utilização de “power-point” que tinha laboriosamente preparado de antemão.
Mesmo assim, foi atentamente escutado pelas três dezenas de aderentes a esta iniciativa, o que ficou patente pela boa quantidade de perguntas que, no final, lhe foram dirigidas e às quais o Sr. Dr. Ramalho de Almeida respondeu com absoluta clareza.
Artur L. Cardoso
26 de Abril de 2019