Porventura ter-se-á ficado a dever à circunstância de aquela manhã se apresentar como um tanto chuvosa o facto de apenas onze terem participado na visita guiada a esta excelente e bela estrutura científica do Porto. Quem não foi a esta visita guiada não sabe quanto perdeu…
A visita distribuiu-se por duas partes e ocupou toda manhã: a primeira decorreu nos jardins, ou seja ao ar livre, e foi dirigida pelo Dr. Luís Póvoas; a segunda foi no interior da mansão “Andresen” e dirigida pelo Dr. Miguel Gomes. Qualquer deles nos acolheu com cativante simpatia, solicitude e evidenciando assinalável saber.
No exterior, foi tempo de se travar conhecimento com as raras espécies arbóreas dos jardins e outras plantas singulares; no interior, e com recurso a extraordinários equipamentos de tecnologias de vanguarda, esteve em especial evidência a biodiversidade.
Foi muita a curiosidade suscitada nos participantes e toda ela prontamente satisfeito. Tivemos, pois, uma jornada cientifico-cultural da maior qualidade.
Artur Lopes Cardoso
21 Setembro 2019