CONVOCATÓRIA

Estimado (a) Associado (a)

De acordo com as disposições contidas nos artigos. 11º -A-b e 13º dos Estatutos, convoco os Senhores Associados da Associação Cultural AMIGOS DE GAIA, Instituição declarada de utilidade pública com Sede na Casa-Museu Teixeira Lopes, em Vila Nova de Gaia, para se reunirem em Assembleia Geral Ordinária na Sede dos serviços administrativos da Instituição, ou seja, na Avenida da República, 872 – 7º, Sala 7.4, em Vila Nova de Gaia, pelas 14 HORAS do próximo dia 16 de março de 2024, para tratamento do seguinte:

 

ORDEM DE TRABALHOS

1º – Leitura e votação, se necessário, da Ata da anterior reunião da Assembleia Geral.

2º – Apresentação, discussão e votação do Relatório de Atividades e das Contas referentes ao

exercício de 2023, bem como apreciação do respetivo Parecer da Comissão de Contas.

3º – Meia hora, se necessário, para tratamento de outros assuntos do interesse da Associação.

 

QUEIRAM NOTAR – Se à hora designada se não encontrarem presentes ou representados Senhores Associados em número suficiente para que exista maioria simples do universo de sócios, nos termos do que dispõe o §1º do Artigo 13º dos Estatutos a Assembleia funcionará validamente uma hora mais tarde e no mesmo local, com qualquer número de presenças.

 

Vila Nova de Gaia, 15 de fevereiro de 2024

 

A Presidente da Mesa da Assembleia Geral

 (Drª. Maria Natália Gomes Tavares)


CONFERÊNCIA IMPERDÍVEL

Estimado(a) Associado(a)

Foi já há alguns anos que pudemos abordar e, reconheça-se, com grande impacto, alguns aspetos relacionados com este assunto, matéria que, entretanto, veio a conhecer novos desenvolvimentos, designadamente de ordem científica. É, pois, matéria de toda a importância e de candente atualidade que, sobremaneira, cabe revisitar.

Trata-se do tema:

           “A PAIXÃO DE CRISTO, O SANTO SUDÁRIO E OS EVANGELHOS”.

No próximo DIA 23 DE MARÇO, pelas 21,30 HORAS e no Auditório da Paróquia de Mafamude, iremos ter uma Conferência sobre o referido tema que será a cargo do Sr. Dr. Antero Moreira conjuntamente com o Prof. Doutor Vítor Lobo, dois reconhecidos investigadores em torno dele.

É livre a entrada pelo que, além de o convidarmos a assistir a esta atividade, e a nela participar, sugerimos-lhe que traga consigo familiares e amigos seus.

 Vai ver que lho agradecerão.

A DIRECÇÃO


A “TEMPLÁRIA” TOMAR

Estimado (a) Associado (a)

A vetusta e monumental cidade de Tomar, na sua antiquíssima história e na ímpar monumentalidade que alberga, nunca está de pleno conhecida. A cidade já conheceu outras denominações: foi “Sellium” em tempos do Imperador Augusto, dos Romanos, o visigótico Rei Wamba designou-a por “Naba”, na ocupação muçulmana passou a “Thamara” e os Templários chamaram-lhe “Thomar”.

Vamos revê-la no próximo DIA 13 DE ABRIL, com partida às 7 HORAS do local do costume.

As nossas visitas serão com recurso a guia local sabedora e abarcará um vasto leque de interesses histórico-culturais:

  • o Convento de Cristo, património mundial da UNESCO, a Igreja de Santa Maria dos Olivais (Panteão Templário), Jardim do Mouchão bordejado pelo Rio Nabão, as Igrejas de Santa Maria e de S. João Batista Sinagoga e seu Centro Interpretativo,
  • o Complexo Cultural da Levada, Centro Interpretativo da Fundição Tomarense e Núcleo Museológico da Central Elétrica de Tomar.

 

O programa que lhe propomos só se fará se houver mais de 25 pessoas aderentes.

Não perca esta soberana oportunidade de ficar a conhecer um pouco melhor a cidade que foi a sede da Ordem de Cristo em 1314.

A DIREÇÃO