O dia veio com cara de poucos amigos mas, valha a verdade, o certo foi que acabámos por ter uma jornada muito agradável e nem a escassa chuva que nos visitou chegou para ensombrar, minimamente que fosse, o programa. Um programa que teve uma imposição de mudança de planos (não foi possível visitar o Museu Municipal e tivemos que renunciar a alcançar a aldeia de Romeu para admirar o pequeno Museu particular junto do celebrado restaurante “Maria Rita”).
Num confortável autocarro, muito bem pilotado pelo motorista Sr. Elísio, rumámos para Mirandela atravessando o Marão com uso dos ciclópicos túneis. O ponto de encontro foi logo junto do Santuário de Nossa Senhora do Amparo (a Padroeira da Cidade), cuja capela neo-barroca visitámos. A condução do nosso grupo, durante todo o dia coube à solícita Betina que se desfez em atenções para com todos e foi dando algumas explicações históricas e artísticas.
Prosseguimos pela Ponte Velha e subimos a colina onde está o majestoso Paço dos Távoras (sede atual do Município), que admirámos do exterior, tendo ao lado a Igreja Matriz (com seu quê de chocante…).
Descemos para a “Praça Velha”, atravessámos a Porta de Santo António (a última que resiste ao tempo e evoca o Castelo) e visitámos com detença a Igreja da Misericórdia, com seu Museu, recentemente reaberta após sérias obras de reabilitação. E voltámos à Ponte Velha para beneficiarmos de um magnífico passeio no Comboio Turístico, com “cicerone” a preceito, que nos deu a conhecer os locais de principal interesse da cidade.
E chegou o almoço no“D.Maria”, um excelente almoço, aliás.
Terminado que foi, prosseguimos para Mascarenhas para visitas guiadas ao Lagar do Branco em plena laboração de extração de azeite. Uma unidade industrial familiar mas de tecnologia evoluída que passámos em detalhe após termos saboreado aquele azeite acabado de produzir em torradinhas de pão caseiro.
Voltámos a Mirandela para as compras finais, pois que as alheiras dali pedem meças…
A serena viagem de regresso não teve história e chegámos a hora perfeitamente adequada no remate de um dia de temáticas transmontanas bastante diversificadas.
Artur L. Cardoso
26 Novembro 2016