A “ALMA DA PÁTRIA”

Foi com muito acerto que assinalámos a passagem do V Centenário do Nascimento do extraordinário Poeta que foi Luiz Vaz de Camões, naquela tarde de Sábado. O local foi o das excelentes instalações do Arquivo Municipal onde, no seu piso intermédio e com os contributos quer da Biblioteca Pública Municipal, quer do próprio Arquivo, foi montada uma notável exposição icono-bibliográfica evocativa do Poeta, largamente admirada.

No salão do segundo piso seguiu-se uma excelente palestra perante um auditório bastante concorrido e interessado. Após palavras introdutórias de boas-vindas e de justificação da sessão pelo nosso Presidente, Doutor Eng.º. Salvador de Almeida, foi cometida ao Dr. Artur Lopes Cardoso a apresentação da oradora convidada, a Srª. Drª. Maria Cândida Cruz Taveira da Fonseca, que larga e sabiamente se referiu à vida, à obra e à importância histórica da Camões. A sua exposição foi escutada com enorme interesse e suscitaria, depois, algumas interpelações da assembleia.

No final, e após agradecer as presenças e sublinhar a real qualidade da Conferência, à Srª. Drª. Maria Cândida foi oferecido um belo ramo de flores e alguns presentes literários, no culminar duma tarde dedicada àquele que tem sido, e muito ajustadamente, considerado a “Alma da Pátria”.

 

Artur Lopes Cardoso

15 de junho de 2024