A Tomada de Posse e os 40 Anos

20160123_006Foi, na verdade, um dia em cheio aquele que levou uma assinalável quantidade de AMIGOS DE GAIA até aos belíssimos cenários que proporcionam o monumento que foi o Convento de “Corpus Christi” e cuja capacidade foi esgotada em todos os espaços utilizáveis e utilizados naquela tarde.

Sempre abrilhant20160123_005ados com excelentes actuações musicais a cargo do quarteto de clarinetes “Clar 4 Gaia”, em estreia manifestamente auspiciosa, foram três os actos bem significativos que se foram sucedendo. Os “Clar 4 Gaia” têm como mentor o Prof. José Costa e o quarteto é constituído por André Teixeira, Daniel Monteiro, Micaela Saraiva e Rafael Sousa, realmente quatro clarinetistas que irão dar que falar…

20160123_007Com a presidência do Presidente da Mesa da Assembleia Geral, Consº. Dr. José Pereira da Graça, e verificando-se as honrosas presenças do Presidente da Assembleia Municipal, Dr. Albino Almeida, e do Vereador Dr. Manuel Monteiro, que representava o Sr. Presidente da Câmara, foi feita a cerimónia de Tomada de Posse dos sócios que foram eleitos para constituírem os novos Corpos Gerentes da nossa Associação no mandato de 2016-2017, acto solene antecedido de breves palavras alusivas ao alto significado que é inerente a um tal acto, quer pelo Presidente da Assembleia, quer pelo Presidente da Direcção. Assinado o Auto de Posse, tiveram palavras de incentivo e de reconhecimento um como o outro dos Autarcas referidos.

A cerimónia aludida decorreu no espaço que fora o da igreja do convento e, terminada que foi, todos se dirigiram para o Coro Alto, lindíssimo. Aqui foi feita a apresentação da edição nº. 81 do nosso Boletim, concebida para assinalar o nosso 40º aniversário. Disso se encarregou o Presidente da Direcção, Doutor Engº. Salvador Almeida, que salientou o evoluir do Boletim e se referiu com especial calor ao sócio Joaquim Costa Gomes, que ousara havia cerca de 40 anos lançar um Boletim e, como seu Director, assegurara a sua regular publicação durante cerca de 30. Alguns dos presentes vieram a usar da palavra para enaltecer a importância cultural que o Boletim tem, designadamente o referido J. Costa Gomes.20160123_008

 

E, finalmente, foi apresentada a garrafa de Vinho do Porto especialmente concebida para assinalar o 40º aniversário. Seguiu-se um “Porto-de-Honra” no salão anexo ao Coro Alto, no qual a confraternização imperou.

 

“Corpus Christi”
23 de Janeiro de 2016

Artur Lopes Cardoso