Num belíssimo e morno dia de sol, fomos em número que esteve próximo da quarentena num excelente autocarro e sob a solícita e altamente condução do Sr. Carlos, até Arouca no cumprimento dum bem variado e cativante programa cultural. De manhã houve tempo para conhecer e admirar o seu Museu Municipal, bem moderno e excelentemente recheado.
E, depois, o Museu de Arte Sacra instalado no impressionante Convento de Santa Mafalda, neta de D. Afonso Henriques. Aqui preponderou o estupendo contributo do Dr. Pedro Almeida que tudo explicou em detalhe. A manhã remataria com um ótimo almoço no qual tivemos o prazer e a honra de se nos juntar, como convidada, a Vice-Presidente da Câmara Municipal, a Srª. Drª. Cláudia Oliveira, duma cativante gentileza.
Após o almoço, foi um exuberante contacto com a natureza mediante um desafiante trajeto até ao local da antiga exploração mineira de Regoufe (volfrâmio), de pregressa gestão inglesa. No regresso a Arouca, foi aqui tempo de “aprovisionamentos” de doces conventuais, um verdadeiro “ex-libris” arouquense, a que se seguiu a viagem de regresso a casa e com chegada a hora muito conveniente.
Dr Artur Lopes Cardoso
29 março de 2025