Evocando António Teixeira Lopes

No ciclo comemorativo dos 150 anos do nascimento do grande estuário que foi António Teixeira Lopes, a nossa Associação tinha de marcar presença. E fê-lo condignamente justamente naquela que foi a sua casa.

Na tarde do dia referido acima um bom punhado de AMIGOS DE GAIA se juntou na Casa-Museu que tem o seu nome e a jornada iniciou-se no belo espaço que foi o seu atelier. Logo aqui, o Conferencista, Vereador da Cultura Dr. Delfim de Sousa, fez uma breve introdução à figura do Mestre, sobretudo centrada na observação das sensibilidades que tão bem ele tinha sabido reproduzir em algumas das mais significativas peças que ali se encontram expostas.

Ainda nesse espaço um facto inesperado, mas muito marcante, aconteceu, traduzido na oferta à Casa-Museu de um original do próprio Mestre Teixeira Lopes oferecido pelo nosso associado, o Sr. Dr. Francisco Macedo, um generoso gesto que foi agradecido pelo orador.

DSC_0428

Subiu-se depois ao Salão Nobre e foi grato verificar que a assistência quase lhe esgotava a capacidade. E foi nesta moldura de muito boa nota que o nosso Presidente da Direcção aludiu ao Sr. Dr. Delfim de Sousa, aliás nosso associado também, e abriu campo à excelente palestra que ele proferiu descrevendo as mais diversas facetas do percurso de vida e do perfil artístico de A. Teixeira Lopes. A sua exposição do tema foi fluente e em linguagem acessível e mesmo elegante, pelo que a todos cativou.

No final, o nosso Presidente teve palavras de agradecimento e de felicitações para com o palestrante e, em reconhecimento, ofereceu-lhe uma garrafa de Vinho do Porto alusiva aos 40 anos da nossa Instituição, tendo-se seguido um cálice do saboroso néctar para quem o quis.

 

Artur L. Cardoso

11 de Fevereiro de 2017