Foram cerca de 60 pessoas as que, após o jantar do dia referido, convergiram para o belo Auditório da Paróquia de Mafamude para escutar Sua Ex.ª. Revmª. D. Carlos Azevedo na sua dissertação em torno do tema em título. Apresentado pelo Rev. Dr. Manuel Vilas Boas, que veio, após a palestra, a funcionar como moderador.
D. Carlos Azevedo apresentou uma reflexão muito bem estruturada que a assistência acompanhou com evidente interesse, num serão no qual o Sr. Presidente da Câmara se fez representar pelo Sr. Vereador da Cultura Dr. Delfim Sousa, tendo também estado presente o Sr. Presidente da Assembleia Municipal, Dr. Albino Almeida e ao qual vieram também o Provedor e o Vice-Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Vila Nova de Gaia.
Após a sua cativante lição, foram várias as interpelações surgidas da assistência, às quais o Sr. D. Carlos respondeu sabiamente, tudo denotador do interesse do tema tratado e da excelência desta jornada.
Artur L. Cardoso
11 de Junho de 2015