Digressão Cultural a Chaves

A 29 de Outubro levamos a efeito uma digressão a Chaves para conhecermos a cidade, a sua história, o seu património, apreciar a sua gastronomia e termos um dia de convívio. O programa de visitas era aliciante e foi uma agradável surpresa. Fizemos uma viajem de Vila Nova de Gaia até Chaves rápida, pelas excelentes estradas que dispomos no País.

À hora combinada com o acompanhamento da nossa guia, visitamos a Igreja da Misericórdia de arquitetura religiosa barroca, ricamente decorada, salientando-se o revestimento integral das paredes com valiosas painéis de azulejo e a Igreja Matriz. Ainda durante a manhã passeamos pelo centro histórico, rua Direita, rua de Santo António, o castelo, caminhamos na imponente ponte romana de Trajano, concluída entre o fim do século I e o princípio do século II e visitamos o Museu das Termas Romanas, importante achado arqueológico, sendo consideradas as termas como as mais importantes da era romana em toda a europa.

dsc_1283

Após um excelente almoço visitamos o Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso, uma obra de arquitetura magnífica onde finalmente a Arte do Mestre poderá ser evidenciada e apreciada pelos portugueses e pela humanidade. Finalmente uma visita às Termas de Chaves, com a obrigatória prova da água e por fim um encontro numa vinoteca para  uma prova de vinhos e a degustação do autêntico pastel de Chaves. Uma jornada cultural que a todos agradou.

dsc_1352

 

Salvador Almeida

29 de Outubro de 2016